quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma história de amor e superação...

Para alguns parece besteira, mas a gente só sabe o quanto ama e estima, quando a gente tem um. Sim... um animalzinho de estimação.





Nosso Jhonny quando chegou na nossa casa com 4 meses.


Eu e o marido, temos o Jhonny, um sharpei de 1 ano e 10 meses. É tão gratificante chegar em casa, estressada, indignada, chateada e muitos outros adjetivos sem graça, e ter alguém feliz com a sua chegada, alguém que balança o rabo freneticamente, te cheira, te lambe e late como que dizendo: Olá minha querida, seja bem vinda ao nosso lar!

Jhonny hoje (olhando o horizonte rsrsrs).

Esse é o Jhonny, fofo, querido, carinhoso e muitoooo tranquilo. Tudo bem que o tamanho dele assusta; o fato dele roncar enquanto dorme (e enquanto fica acordado também) faz com que todos tenham medo dele... mas ele é um bonachão. Adora crianças, quando as vê, fica bem quietinho para passarem a mão nele, deixa as crianças o abraçarem, beijarem, puxar o rabo e a orelha, sem esboçar qualquer reação.... Ele dorme todos os dias no quarto com a gente, em um puff que fica ao lado da cama, quando fica quente, ele vai pro tapetinho do chão, ou no sofá da sala, ou atrás da poltrona da sala, ou na sacada... mas isso quando não está muitooo calor, que ai ele fica no quarto conosco com o ar condicionado, pq ele não é besta...

Ele tem os seus cantinhos e seus admiradores, aqui no prédio onde moramos, ele é o inquilino mais famoso, e balança o rabo pras vizinhas, que sempre mexem com ele, e ele as adora!

Mas já passamos por maus bocados com o nosso bichinho....

Quando ele tinha uns 7 meses mais ou menos, o pêlo dele começou a cair, tinham falhas horríveis na pelagem ao longo do corpo e das patinhas. A veterinária fez a raspagem cutânea e ao ver no microscópio, a nossa surpresa! Ele tinha sarna demodécida.... Também conhecida como sarna negra, a demodécica é o terror dos donos de cães! Ela não é contagiosa, não passa de um animal pra outro e nem pra humanos, mas ainda não há pesquisas conclusivas que dizem se ela pode passar para os filhotes. A doença não tem cura, apenas tratamento. Qualquer situação de estresse ou de baixa imunidade pode fazer com que a doença volte a se manifestar. Por isso também é indicada a castração. O tratamento é longo, cerca de 5 meses com medicamento oral e banhos medicamentosos.

Infelizmente, muita gente abandona os cãezinhos quando eles apresentam uma doença assim... Nós haviamos comprado o cão de um canil idôneo, tínhamos até um contrato. O dono do canil disse que pelo contrato poderíamos trocar o filhote se quiséssemos, mas como ele sabia que estávamos apegados (e ele sabe o que é isso, pois não é um simples criador comercial), ele arrumaria outra forma de nos ressarcir (e mais tarde nos deu um outro filhote, que está agora com a minha sogra - Ponto pra ele, recomendo super!).

Mas o nosso pesadelo só estava começando. Pela indicação teríamos que castrar, certo? Para que ele não ficasse estressado ao ter contato com alguma fêma no cio e que não corresse o risco de passar a doença, caso tivesse filhotes (temos que agir com prudência e responsabilidade, evitando a possível propagação da doença); a castração foi muito bem sucedida, e no fim do dia, nosso amigão estava em casa. Mas ele, sapeca como só... mesmo com curativos, resolveu pular um murinho, quando nos descuídamos por um segundo... e lá se formou um coágulo. No domingo a tarde (a cirurgia tinha sido feita na sexta feira) levamos ele correndo e sangrando pra veterinária (que é uma super fofa, cuidadosa e muito dedicada aos animais). Ela refez a cirurgia, com muito cuidado, e ele parecia estar muito bem. Por precaução ela pediu que ele ficasse mais alguns dias sob observação, na propria clínica, já que ele era muito arteiro.


No dia seguinte, ela m ligou com uma voz tensa, e pediu para que fosse até lá... O Jhonny, provavelmente por conta do stress dos dois procedimentos cirúrgicos, teve uma dilatação gástrica (lembram de Marley e eu? É o mesmo problema do Marley sim!!). Como moramos em uma cidade pequena, não tem estrutura de hospital veterinário por aqui. Ele teve de ser levado até uma cidade próxima (cerca de 40 km daqui) e então foi constatado dilatação, seguida de torção gástrica com ruptura das paredes estomacais. Resumindo, o estômago do cachorro é "solto", ele inchou, girou em seu eixo, se enrolando, e como continou "inflando", houve ruptura, espalhando o conteúdo gástrico pelo abdômem. O prognóstico era péssimo.

O veterinário que o operou, disse que dificilmente ele acordaria da cirurgia. Nossa tristeza foi imensa. Horas depois, o celular toca, a veterinária daqui. Eu pensei no pior. E ela me diz: -Ele acordou da cirurgia, mas o cirurgião acha que ele não agüenta até amanhã.

No dia seguinte.. a clínica onde ele estava me liga. Desesperados, eles pedem para ir buscar o Jhony com urgência, pq ele não dá mais sossego! Imagine, ele debilitado, depois de uma cirurgia terrível e invasiva, quase morreu; mas o guerreiro queria sair dali. Não parava de latir um só segundo.


Jhonny logo depois da cirurgia. Magro, cheio de falhas no pêlo e com a barriga raspada (ainda tinha os pontos da cirurgia)


No outro dia ... quando fui buscá-lo, o veterinário que o operou me disse: Vamos lá buscar ele, mas talvez ele não queira vc, pq ele se afeiçoou a mim.



Tá bom... o Jhonny me ignorar? Essa eu pago pra ver!


Quando ele me viu, nem quis papo com o veterinário.. pulou na minha direção, balançava o rabo frenéticamente e latia, como que dizendo para que eu tirasse ele de lá.

Ele veio comigo no carro, no banco de trás e o tempo todo no meu colo (ele nunca gostou de colo).

Ele ainda corria perigo... Mas graças a rápida intervenção da nossa veterinária daqui, da competência do veterinário que o operou, do nosso amor, da vontade de viver dele, da boa saúde e da idade dele. Ele continua conosco até hoje... Agora com a demodécica controladíssima, com o peso controlado e fofo, querido, calminho, sonolento e roncador....

E isso já faz 1 ano....



Essas são fotos mais recentes do Jhonny, nosso roncador amado!
Ps.: Tá... eu me empolguei e escrevi demais, mas me diz se olhando pra essa cara fofa e enrugada, se não dá vontade mesmo de escrever muito!

3 comentários:

  1. Bia que cachorro mais lindo!!!

    Nossa quase chorei aqui lendo seu relato (e lembrando de qto chorei com o livro do Marley!!!)
    Eu gosto de cachorros, mas só dos grandões... tipo o seu Jhonny fofão, como vc consegue morar num apê com um grandalhão desses?! Eu quero, mas tenho medo do bichinho não se adaptar... rs

    Tem tanta gente ruim no mundo que fica abandonando os pobrezinhos né?! Parabéns pelo seu empenho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida,
    Minha boxer tem essa doença, descobrimos a um mês, ela está em tratamento agora e já está melhorando.
    A causa de aparecer nela foi que ela comia de tudo, e a imunidade baixou. Agora só ração ahah
    Nossa eu chorei tanto quando descrobri, mais vai ficar tudo bem né, o seu lindão é a prova disso =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É amiga... não é a toa que o cachorro é o melhor amigo do homem e o amor é imensurável!
    E a parte do arteiro, eu concordo plenamente!!!!Rsrs...

    ResponderExcluir