terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobre separar o lixo...


Tá... eu sei que já virou clichê falar sobre a separação do lixo, mas ainda vejo muito gente que não se preocupa com isso.

Moro numa cidade pequena, de pouco mais de 46 mil habitantes, e o lixo já virou problema por aqui. Tínhamos um lixão, que foi aberto há muitos anos, e que não possuia a menor condição ambiental de se manter em funcionamento, e que esgotou sua capacidade. A prefeitura construiu um novo aterro, esse dentro das normas ambientais, mas, que se a população não cuidar, logo logo vai esgotar a capacidade.

Aqui temos uma cooperativa dos catadores de lixo, tudo muito bem organizado e muito bem feito. Com o apoio da Itaipu Binacional (to pertinho da fronteira com o Paraguay, mas aqui ainda é Brasil!!!) eles usam uniformes e alguns até tem carrinhos elétricos, além de um caminhão para a recolha em empresas. E funciona tudo muito bem... Poderia ser melhor se houvesse mais colaboração da população. Aliás, falei sobre a cooperativa... minha cidade é colonizada por alemães, e como todo bom europeu, todas as cooperativas e entidades associativistas funcionam muito bem, com resultados mais expressivos que muitas cidades maiores que a nossa...

Bom, mas voltando a história do lixo... Eu separo na minha casa! Tenho duas lixeiras, uma dentro da pia apenas para o material reciclável e outra no chão, para o lixo orgânico. Meu marido as vezes até questiona o fato de eu lavar as embalagens muitas vezes. Eu lavo sim, não me custa nada, e seco também; descarto no lugar correto, acondiciono em saquinhos corretos e deixo para que a cooperativa retire. Aqui, pelo menos, não ha a necessidade de separar por tipos de materiais, o que tornaria o processo mais complexo e cheio de lixeiras. Os agentes da cooperativa eh que fazem a separação desse material, mas eles exigem que o lixo esteja limpo.

Mas, se informe e destine de forma correta. Destinar a cooperativas, como fazemos por aqui, é muito bacana, afinal, vc preserva o meio ambiente, e ainda presta um auxilio social a várias famílias que dependem disso pra viver.

Antigamente muitas pessoas já faziam isso e armazenavam esse material em suas casas, de qualquer jeito, aumentando a proliferação do mosquito da dengue, com essa profissionalização do setor, isso deixou de existir. O material é acondicionado do modo correto, em lugar correto e específico, dada a destinação necessária.

Aqui vai uma ajudinha sobre os materiais a serem separados e suas cores específicas:



E tudo que for resto de comida, é orgânico e não pode ser reciclado. Esse é o lixo que chamamos de molhado.

Agora uma tabelinha que justifica o pq reciclar!!!!!


Bom, é isso pessoal, vale a pena reciclar e o trabalho é muito pequeno. Tem gente que diz que somos apenas uma areia no deserto todo, que não adianta fazermos se os outros não fazem, mas pq não começamos tomando a iniciativa? Eu acredito que, individualmente podemos mudar o mundo sim, é o individual que estimula o coletivo.

Beijos...

2 comentários:

  1. A Gerente do Lar, tem que ser atualizada, pensar nas causas sociais, além de todos os outros afazeres que já conhecemos ;)
    Beijossss.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa tabelinha,gostaria que acrescentasse a do material plastificado,que hoje em dia acredito ser uma das piores poluições ambientais, e mesmo assim as que melhor podem ser recicladas,meus parabéns pelo blog bjs no coração

    ResponderExcluir